16.5.11

Dia "S"...


Para os mais aventureiros, uma visita integral ao Algar do Pena deliciou e maravilhou pela sua beleza natural, dando assim início ao conjunto de actividades preparadas pela SIMLIS para os seus colaboradores e respectivos familiares.




No entanto, foi na Quinta da Escola que as surpresas se deram...desde passear de burro, a mexer em barro, a fazer slide ou até participar num peddy paper, tudo foi possível!





Aqui, o contacto com a natureza foi uma constante, aliando-se à boa disposição de todos!

E tal como referiram...

“De burro a família andou
Na Quinta da Escola o dia passou
Sem hesitar os desafios aceitou
Para sempre nas suas memórias este dia gravou!”

7.5.11

“A floresta não é só árvores”



No dia 4 de Maio de 2011, a SIMLIS em parceria com o município de Porto de Mós e a Ecoteca das Serras de Aire e Candeeiros, realizou uma saída de campo, durante a manhã, ao bosque de Alvados, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), guiada por António Flor, técnico do referido parque.
No período da tarde, seguiu-se uma palestra intitulada “A Floresta” apresentada pelo professor Jorge Paiva, biólogo da Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa ocorreu no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Floresta e visa dar a conhecer as inúmeras relíquias florestais locais, bem como sensibilizar a população para a preservação da floresta e biodiversidade associada, em Portugal.

Consciente de que a preservação dos ecossistemas naturais é muito importante para a qualidade de vida das populações, abrangidas pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, a SIMLIS aposta neste tipo de iniciativas, que a par das acções de educação ambiental, tentam promover a literacia nestes domínios.
Sabemos que a Floresta é muito mais do que árvores, ela é, também, constituída por arbustos, herbáceas, animais e o meio envolvente, criando uma simbiose entre todos os intervenientes.
Assim, contribui não só para equilíbrio ecológico do nosso planeta, como é um meio para a sobrevivência do ser humano.