23.10.13

Estação de tratamento de águas residuais

As águas residuais ou esgotos são as águas que deitamos fora após o seu uso nas diversas actividades humanas. Estas águas transportam resíduos e devem ser tratadas antes de devolvidas ao meio ambiente.
Isto é, depois de ser utilizada, a água suja, ou esgoto, tem de ser tratada em fábricas próprias que se chamam ETAR e só depois deste tratamento ela pode voltar ao meio ambiente.
Nestas estações de tratamento de águas residuais retiram-se todas as substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente e purificar a água da melhor maneira possível, para então enviá-la ao meio receptor.
Mas, apesar de fazermos o tratamento dos esgotos, nem sempre se consegue retirar toda a sujidade que a água contém. Por isso no nosso dia a dia para além de poupar a água, também temos de a sujar menos!





Venha conhecer uma das nossas ETAR. Inscreva-se em http://www.simlis.pt/

Contamos com sua visita!

O Ciclo Urbano da Água

O ciclo urbano da água é o percurso que a água para consumo realiza, desde que é captada, tratada, distribuída e utilizada, até à sua devolução ao meio receptor.
Este percurso é composto por várias etapas, sendo o seu principal objectivo assegurar o abastecimento de água a todas as pessoas em quantidade e qualidade, e a sua posterior devolução à natureza em boas condições.






20.10.13

O Ciclo Urbano da Água em visita

No âmbito da parceria estabelecida entre a SIMLIS e os SMAS de Leiria, para a  implementação do projecto de sensibilização ambiental “ O cano é que paga”, no dia 18 de outubro um grupo de colaboradores da SIMLIS visitou a ETA de São Romão, o Laboratório de Controlo de Qualidade  e o reservatório de Leiria Norte.
Ainda no mesmo dia foi a vez dos  colaboradores dos SMAS de Leiria visitarem a ETAR de Olhalvas e assistirem à apresentação interna do projeto " O cano é que paga".

Esta iniciativa teve como principais objetivos: dar a conhecer o funcionamento das instalações das duas entidades gestoras (ETA e ETAR), apresentar o  projecto de sensibilização ambiental “ O cano é que paga”, apresentar o trabalho desenvolvido nos SMAS de Leiria: A qualidade da água da torneira e por último partilhar de conhecimentos entre técnicos de ambas as entidades.




17.10.13

“o videoclip + fixe”

Está tudo a postos para o concurso “o videoclip + fixe”!
O concurso destina-se a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo, das escolas dos concelhos abrangidos pela SIMLIS (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós);

Contamos com a tua inscrição por isso junta os teus amigos e deem asas à vossa criatividade!




Regulamento:





7.10.13

Caminhada da Água




Sensibilizar para a não colocação de lixo no esgoto, explicar o ciclo urbano da água e dar a conhecer o património da Marinha Grande, através da passagem pelo bonito itinerário que foi traçado em torno das linhas de água que atravessam a cidade, foi o mote da II edição da Caminhada da Água.






Concertos "Água - A Seiva da Terra"

A Banda Sinfónica da Associação Filarmónica do Concelho de Leiria associa-se à SIMLIS na implementação do projeto o “Cano é que que paga” e apresentou o concerto de encerramento “Água – A seiva da Terra”.

Este concerto decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 12 de outubro pelas 21h30 e no Castelo de Porto de Mós, no dia 13 de outubro, pelas 16h.


O concerto Água – A seiva da Terra”, conta com obras de Nuno Barradas, Pedro Louzeiro, Maurice Whitney e A. Cordeiro Gonçalves, acompanhados pela voz dos solistas Nuno Mendes (saxofone) e Alexandra Bernardo.





SIMLIS associa-se às XVIII Jornadas da Oikos e celebra “20 Anos da AdP - Águas de Portugal” com o dia Portas Abertas na ETAR Norte.


A SIMLIS realizou uma visita guiada à Etar Norte, no próximo dia 12 de outubro. Esta visita insere-se na colaboração nas XVIII jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento: “Água, um ciclo para a vida” promovidas pela Oikos e nas comemorações do 20.º aniversário da AdP. 
Tem como objectivo dar a conhecer o ciclo urbano da água e o processo de tratamento das águas residuais.

Ainda no âmbito das jornadas “Água, um ciclo para a vida”, a Administradora Delegada da SIMLIS, Filipa Alves, apresenta uma comunicação subordinada ao tema “O Ciclo Urbano da Água”.

Nestas jornadas foi também divulgado o projeto de Sensibilização Ambiental “O cano é que paga!”, que arrancou no dia 1 de outubro de 2013 e termina em outubro de 2015. Este projeto é promovido pela SIMLIS em parceria com várias entidades da região, e visa esclarecer a população sobre os resíduos que não podem ser colocados no esgoto.



Consulte mais informações sobre o 20º aniversário da AdP – Águas de Portugal aqui e sobre as XVIII jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento aqui