4.6.13

“Um Rio às Cores” assinala o Dia Mundial do Ambiente


Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a SIMLIS promoveu a atividade “Rio em Festa”. Trata-se de uma oficina de expressão plástica e corporal que, a partir da lenda dos rios Lis e Lena, proporcionou aos alunos que participaram no concurso interpretações da história e dos poderes especiais dos rios, que se transformam em danças de água habitadas por seres fantásticos.
Esta iniciativa marcou o encerramento do concurso escolar “Um Rio às Cores”. Realizou-se no dia 5 de junho no município de Ourém, no dia 6 de junho nos municípios de Leiria e Batalha e no dia 7 de junho no município da Marinha Grande.
O concurso “Um Rio às Cores” visa estimular a descoberta dos rios como elementos centrais na história do ser humano, alertar para a importância da água como elemento primordial à vida e sensibilizar toda a população para a preservação da fauna e flora dos ecossistemas ribeirinhos.
Às escolas do 1.º ciclo do ensino básico da área de intervenção da SIMLIS foi lançado o desafio de representarem, através da expressão plástica, trabalhos em telas que representem o seu Rio. As escolas tiveram de apresentar trabalhos num dos seguintes escalões: 1.º Escalão – primeiro e segundo ano e 2.º Escalão – terceiro e quarto ano.
No concurso “Um Rio às Cores” participaram 16 escolas e foram entregues 25 trabalhos, tendo sido premiados dez trabalhos, três de cada escalão e quatro menções honrosas.
Neste concurso participaram 36 alunos do município de Batalha, 271 de Leiria, 57 da Marinha Grande e 216 de Ourém.
No 1.º escalão foram premiadas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Quinta do Alçada (Leiria), Atouguia (Ourém), Azoia (Leiria), Amieira (Marinha Grande) e Faniqueira (Batalha), com o 1.º, 2.º, 3.º e menções honrosas respetivamente.
Já no 2.º escalão foram distinguidas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Cortes (Leiria), Batalha, Jardim Escola João de Deus (Leiria), João Beare (Marinha Grande) e Pisão-Matas (Ourém), com o 1.º, 2.º, 3.º e menções honrosas respetivamente.



Sem comentários: